Realizaremos a primeira edição do Partilhando Práticas em Educação em São José dos Campos. A proposta do evento é reunir professores do Ensino Médio da rede pública dos municípios de São José dos Campos e Taubaté.
Veja a programação abaixo. Para se inscrever, clique aqui.
Horário | Professor | Ementa |
08:30 | Iris Aparecida Alves da Silva Ferreira
Diretora do Colégio Embraer Juarez Wanderley |
Onde queremos / podemos chegar?
Reflexão sobre as estratégias e instrumentos que possibilitam o exercício da gestão com qualidade. |
08:30 | Bruno Augusto Gomes Santos | Projeto interdisciplinar sobre os movimentos culturais, sociais e políticos nas décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000.
Construção de um jornal da Década. Produção de um roteiro e de uma a apresentação lúdica. |
08:30 | Izolina Waldair Rodrigues | Leitura e análise dos temas contemporâneos.
Contextualização das notícias de jornal. Ampliação dos conhecimentos dos temas retratados nas notícias. Analise de imagens, dados através de tabelas, gráfico e mapas. Elaboração de questões de atualidades. |
08:30 | Ricardo Ferfoglia Honório | AS RELAÇÕES DE PODER E ESTRUTURAS SOCIAIS
A partir de um jogo matemático – Torre de Hanói –, relacionando com a sociologia, propõe-se a discussão e o entendimento de como as relações de poder estruturam as relações sociais. Por meio de um jogo estimula-se o desafio, o envolvimento e o debate, contribuindo para a compreensão das dinâmicas de sociais e de poder. |
08:30 | Rita de Cassia T. dos Santos,
Wander Carlos Antunes Pereira e Dieine Pedroso Hansen |
Química: construindo projetos dinâmicos e de baixo custo.
Ementa: uso de materiais de baixo custo para a realização de experimentos e confecção de jogos químicos. Proposta de elaboração de uma tabela periódica coletiva. |
08:30 | Thiago Pavan dos Santos | PROJETO OBA!
Planejamento de aulas e aplicação prática de um projeto de Astronomia para estimular os alunos a participarem da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Breve Histórico da Astronomia. Sistema Solar: Sol; A Terra, sua atmosfera; Sistema Sol-Terra; Planetas e Satélites; Cometas e Asteróides; Leis de Kepler; Leis de Newton; Modelos de formação; Exploração do sistema solar; Estações do ano; Fases da Lua. Galáxias. |
08:30 | Sônia Maria Moura Germano,
Marina Miranda Alves Brasiliano e Helen Milene da Silva Santos |
“A Geometria com foco no ENEM”
Realização de atividades práticas de Geometria. Análise de figuras geométricas e suas propriedades. Aplicação da Geometria em questões do ENEM. |
08:30 | Vera Lúcia Franco G. Polese e
Cassia Cristina Silva Pereira |
Oficina Fatos e Literatos – Projeto Interdisciplinar de História e Literatura.
Apresentação do projeto realizado com os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Embraer Juarez Wanderley, através da expressão teatral e de um olhar dimensionado à história e à literatura, no período que compreende da Antiguidade Clássica à Idade Contemporânea. |
08:30 | Caroline Souza e Vilasboas e
Regiane de Come Araujo Vogl |
A utilização de PBL (Problem based learning) como metodologia ativa para desenvolvimento dos conteúdos do Ensino Médio.
Definição do PBL. Apresentação do histórico do PBL no Brasil. Discussão sobre a aplicabilidade do método no ensino médio. Elaboração de questões de aprendizagem a partir de um disparador. |
08:30 | Heloisa Bellini | TV SERIES PROJECT
O objetivo da Oficina “TV SERIES PROJECT” é compartilhar trabalhos, relacionados a séries de televisão, os quais foram produzidos pelos alunos da 2ª série, assim como o passo a passo do projeto e os critérios de avaliação. |
08:30 | Sandra Rodrigues Boiago
e Lyana de Moura Dias |
Eu leio o Mundo
O objetivo desta oficina é demonstrar aos participantes como as aulas de Língua Portuguesa podem mostrar aos alunos a interligação entre nossa língua e o nosso cotidiano e despertar-lhes o interesse em perceber essa relação, além disso, orientá-los a interpretá-la e a escrever sobre ela. |
08:30 | Priscila Silveira Namiuti
e Bianca dos Reis Dias Martins |
JW: da produção à correção.
O objetivo oficina é compartilhar as estratégias utilizadas pelas professoras de Produção de Texto e pela Equipe de Correção do colégio para o processo de elaboração das redações e de avaliação. |
10:30 | Paulo Gustavo Ribeiro Spinelli | Reflexão sobre Ética, Moral e Condição Humana.
A ação, os agentes, as análises, as contradições dos olhares e seus julgamentos passo a passo. Discussão e reflexão de casos. |
10:30 | Renan Reis Fonseca | Escrita Criativa: a narrativa em carta.
A proposta visa realizar uma breve introdução sobre a escrita criativa em sala de aula. Partindo do pressuposto da escrita em carta, a atividade principal buscará discutir e projetar, através da alteridade, a escrita do outro e de si mesmo, trazendo à tona a possibilidade do dizer. |
10:30 | Thiago Lourençon V. Rodrigues,
Thiago Pavan dos Santos e Wander Carlos Antunes Pereira |
PROJETO “AVATAR – 4 ELEMENTOS” – OFICINA INTERDISCIPLINAR CNMT
Uma estratégia de avaliação diferenciada que faz uso de metodologias ativas e trabalho em equipe, com o objetivo de interpretar e resolver problemas reais sob a ótica de diferentes áreas do conhecimento. Desenvolvimento da autonomia e do protagonismo para uma aprendizagem significativa. |
10:30 | Sávius Sampaio G. Castro | Sustentabilidade – Alternativas Sustentáveis
Ementa: Orientação sobre questões ambientais. Conceitos sobre sustentabilidade. As cinco dimensões da sustentabilidade. Desenvolvimento de campanhas para conscientização. |
10:30 | Adriana Franco da Silva Mancini
e Mabrisa Pereira Vieira |
Estratégias de incentivo à Leitura – o objetivo desta oficina é apresentar as estratégias que são realizadas além das salas de aula para ampliação de oportunidades de contato com o mundo da leitura através da Biblioteca e eventos que são realizados extraclasse. |
10:30 | Liliam Martins Marcolino
e Claudia A. Moreira Guedes |
Gestão do Vestibular
Ajudara o aluno a responder as questões: Qual curso? Em qual universidade? Quanto custa? Com ou sem a nota do ENEM? Tem Prouni? Como funciona o SISU? |
10:30 | Rizete Pereira Leonel | As práticas pedagógicas e propostas de atividades no ensino de Geografia.
O uso de recursos didáticos como complemento da aprendizagem. Aplicação de atividades como instrumento de avaliação da aprendizagem na disciplina. |
10:30 | Luciano Morais Oliveira
e Josias Ribeiro |
Pêndulo Simples.
Esta atividade visa definir as variáveis que influenciam o período de oscilação de um pêndulo simples através de uma montagem experimental de baixo custo e uso de simuladores virtuais de comparação – Phet Interective Simulations. |
10:30 | Eugênia Luiza G.A. A. Cardoso | Estratégias de Leitura – uso de cognatos, inferência lexical, palavras enfáticas – conscientização; Serão apresentadas estratégicas lúdicas para aplicação em sala de aula. |
10:30 | Maristela Lemes dos Santos,
Fabiana Legnaro e Cassia Cristina Silva Pereira |
Leitura Surrealista – uma prática criativa sob a ótica do Surrealismo. Proposta de uma prática criativa sob a ótica do Surrealismo e a reflexão sobre o ato criativo para uma análise do que se manifesta nessa produção. |
10:30 | Valério Scalabrin
e Denise Fagundes Borlido |
Jogos Interclasses – Nesta oficina compartilharemos o planejamento, a organização, o desenvolvimento das competições internas que envolve todos alunos da escola. Este interclasse está pautado em objetivos esportivos, sociais e culturais. Apresentaremos nossas experiências em elaborar regulamentos, planilhas para inscrições e tabela de jogos. |
10:30 | Priscila Veith Figueiredo | Estudo histórico de períodos artísticos musicais.
Essa oficina abordará um breve histórico da arte musical, terá uma parte sobre teoria musical focando nos elementos do som e na duração dos sons. Identificaremos as figuras de tempo com suas proporções e faremos registros de algumas durações de sons executando cada registro individualmente e em grupos. |