A Embraer iniciou o programa FORMARE, em sua unidade de Gavião Peixoto, para qualificação profissional de jovens aprendizes do município paulista. O evento de abertura do programa contou com a presença dos executivos da companhia, autoridades do poder público gavionense e dos jovens selecionados. Para essa atividade, a empresa é transformada em um ambiente privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento de competências para o trabalho e para a cidadania.

 

Criado pela Fundação Iochpe e desenvolvido em parceria com o Instituto Embraer, braço socioeducativo da companhia, o programa surgiu como resultado de um contínuo diálogo da Embraer com o poder público municipal e tem como objetivo atender jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. Colaboradores da Embraer também contribuem diretamente compartilhando seus conhecimentos, com base nas características da indústria aeronáutica e a realidade do mercado local.

 

Nesse momento, 15 jovens da cidade de Gavião Peixoto foram selecionados para atuarem dentro da Embraer, com ênfase em Operação em Logística. Os alunos aprenderão na prática, vivenciando os desafios e saberes específicos da empresa. Essa qualificação se tornará um diferencial competitivo para quando houver oportunidades nessa área de atuação dentro ou fora da Companhia.

 

As aulas ocorrerão entre outubro de 2019 e agosto de 2020. São 600 horas de teoria, distribuídas em 10 unidades curriculares ao longo do ano, com módulos de 40 a 75 horas cada. Os colaboradores da área de logística – parte técnica – darão apoio na supervisão da prática profissional, que acontece em todos os meses até a conclusão do programa.

 

Todos os participantes sairão com certificado do curso, que é expedido pela Fundação Iochpe, e contratados como Jovem Aprendiz, com direito a todos os benefícios oferecidos pela Embraer e carga horária regular. O programa é voltado aos jovens que estão concluindo o ensino médio, com idade média entre 18 e 22 anos. O FORMARE é um programa complementar e não substitui a parceria existente para a formação de Jovens Aprendizes oferecida pelo SENAI em conjunto com a Embraer.