pic

Colégios Embraer

Colégio Embraer – Juarez Wanderley

O Colégio Embraer – Juarez Wanderley foi criado em 2002 e atende a estudantes de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Taubaté. O projeto pedagógico prevê 10 horas diárias de aula aos 600 alunos matriculados nas três séries do ensino médio. ​

​Todos os alunos são egressos da rede pública de ensino. Eles são selecionados através de um processo independente, de acordo com critérios estabelecidos pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.​

A metodologia adotada foca na excelência, na preparação para a universidade, na orientação profissional e na educação social, ambiental e cultural.

O projeto é orientado para o alto desempenho acadêmico e educacional de seus alunos, em consonância com aspectos que a Embraer preza: a ética, a liberdade pessoal, o empreendedorismo e o compromisso com o futuro. A equipe docente é selecionada por sua elevada qualificação e utiliza os mais modernos recursos materiais nas salas de aulas.

Além da bolsa integral de estudo, os alunos dos colégios Embraer também recebem uniformes, materiais didáticos, alimentação e transporte sem custo.

Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho

O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa inaugurou em 04 de fevereiro de 2013, em Botucatu (município localizado a 240 km da capital paulista), uma nova unidade do Colégio Embraer, escola modelo focada na excelência acadêmica para alunos egressos da rede pública de ensino.

O Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho, que recebeu este nome em homenagem a um dos idealizadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tem capacidade para 360 alunos e está localizado ao lado da Unidade Embraer Botucatu, em terreno cedido pela prefeitura. A instalação do colégio demandou investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões.

A nova escola funciona nos mesmos moldes do Colégio Embraer – Juarez Wanderley, em São José dos Campos, que já formou 2.000 alunos desde sua criação em 2002.Todos os alunos são oriundos da rede pública de ensino (estadual e/ou municipal) em Botucatu ou outras sete cidades da região (Anhembi, Areiópolis, Bofete, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel) e, para ingressarem no Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho, participam de processo seletivo conduzido pela Fundação Vunesp. Os alunos selecionados recebem bolsa integral de estudos, além de uniformes, materiais didáticos, alimentação na escola e transporte

Todos os professores e funcionários foram contratados na região. As aulas são ministradas em período integral, de segunda a sexta-feira.

Inscrição para o Fundo de Bolsas

O Fundo de Bolsas foi criado em 2005 com o objetivo de apoiar financeiramente jovens carentes e com alto desempenho acadêmico. Já são mais de 800 estudantes beneficiados. Para conhecer os requisitos, confira o regulamento.

Colégio Embraer Juarez Wanderley

Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho

O Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, vai dar continuidade ao modelo educacional consolidado em São José dos Campos, parceria do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa com o Sistema Pitágoras de Ensino.

O Projeto Pedagógico, suportado por um tempo escolar expandido de 10 horas-aula e uma estrutura física adequada não só para o desenvolvimento das atividades acadêmicas como também sociais, culturais, ambientais e de preparação para a carreira do aluno, possibilita o desenvolvimento de programas e projetos com esse foco​.

O conteúdo do ensino médio, ministrado em 4.200 horas-aula (do total de 6.000 horas-aula), tem como principal objetivo oferecer uma educação que permita ao estudante disputar, em igualdade de condições com os alunos das melhores escolas privadas, o acesso às boas universidades públicas, sem a necessidade de freqüência a cursinhos preparatórios.

O Sistema Pitágoras foi contratado para conduzir as atividades acadêmicas. A grade curricular contempla as três áreas do conhecimento:

Linguagens e códigos (Língua portuguesa, língua inglesa, educação artística; educação física e informática);

Ciências Naturais (matemática, física, química e biologia);

Ciências Humanas (geografia, história e filosofia).

O Programa de Preparação para a Universidade (PPU) é uma experiência educacional desenvolvida no âmbito do Colégio com a participação de especialistas brasileiros e do exterior. O Programa conta também com a colaboração de profissionais da área de capacitação e treinamento de grandes empresas, entre elas a Embraer.

Entre seus objetivos está:

– a apresentação contextualizada dos principais conceitos que fundamentam o aprendizado na universidade e o exercício da profissão;

– apoiar o aluno na escolha da carreira.

O PPU divide-se em três vertentes: Pré-Exatas, voltado para os alunos que seguirão carreira na área de exatas; Pré-Humanas e Administração, para os que optarão pela área de humanas; e Pré-Biomédicas, direcionado para os futuros profissionais da área de saúde e ciências biológicas.

O Pré-Exatas foi concebido com o apoio da CORD (Center of Occupational Research and Development) do Texas/ EUA, consultoria educacional com 30 anos de experiência nos EUA e outros seis países. O Pré-Humanas e Administração é conduzido em parceria com a Universidade Pitágoras, sob a coordenação do Prof. Cláudio Moura Castro. O Pré-Biomédicas é desenvolvido em conjunto com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Os professores do Colégio Embraer participaram de todas as etapas dos projetos e são os responsáveis pela implementação dos programas.

O PPU compreende 640 horas-aula (do total de 6.000 horas-aula) oferecidas durante os dois primeiros anos do ensino médio. Nele, os alunos têm uma carga elevada de aulas em laboratórios.

O PPU não visa à preparação para o vestibular, pano de fundo das propostas pedagógicas da maioria das escolas de ensino médio. O PPU investe na construção de uma base mais ampla e profunda de conhecimentos, que conduza a um melhor aproveitamento no curso universitário.

O programa Alternativas Sustentáveis consiste na gestão de questões sócio-ambientais, com desdobramento para a comunidade local. Nele os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos que vão desde a implantação de horta orgânica, sementeira e produção de húmus, até a construção de aquecedores solares, sistema de captação e reutilização da água da chuva, etc.

Os princípios básicos desse programa são:

Protagonismo: os alunos são os agentes transformadores e atuantes de todos os trabalhos e processos. Percebem os problemas sócio-ambientais, elaboram e criam soluções para estes problemas através de fundamentos sustentáveis.

Ação empreendedora: desenvolvida em todos os projetos com base na criação de um planejamento e no alcance de objetivos previamente definidos.

Relações humanas: o Programa prevê a troca de experiência entre os grupos de trabalho, bem como com grupos que trabalharam em projetos previamente. Esse modelo possibilita a criação de redes, tornando as ações alinhadas e interdependentes.

Coerente com o conceito de que a aprendizagem não acontece somente dentro dos muros da escola, são constantemente incentivadas atividades externas sócio-culturais que permitam momentos de interação cultural e a prática dos conhecimentos adquiridos.

Processo Seletivo

PROCESSO SELETIVO 2015 – TURMA 2016

O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa é mantenedor de duas escolas, ambas voltadas para o Ensino Médio, uma no município de São José dos Campos, o Colégio Embraer – Juarez Wanderley, e a outra no município de Botucatu, o Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho.

Para constituir a décima quinta turma, em São José dos Campos, e a quarta turma, em Botucatu, serão selecionados 320 alunos (200 para São José dos Campos e 120 para Botucatu) em concurso a ser realizado no dia 18 de outubro de 2015. Os alunos selecionados receberão bolsa integral de estudos, além de uniformes, materiais didáticos, alimentação nas escolas e transporte, de ida e volta, das rodoviárias das cidades de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Taubaté e Botucatu até as instalações de ambos os Colégios localizados em São José dos Campos e Botucatu.

Dessa forma, por intermédio do presente Edital, torna-se pública a abertura de inscrições no processo seletivo para provimento de 320 vagas disponíveis para o ingresso à 1ª série do Ensino Médio, oferecidas pelos Colégios Embraer – Juarez Wanderley e Casimiro Montenegro Filho, para o ano letivo de 2016.

A seleção compreende​​rá a aplicação de uma prova de conhecimento (contemplando questões na forma de teste de múltipla escolha) e de uma redação.