pic

EMPREENDEDORISMO

Realizados desde 2002, os programas de empreendedorismo têm como principal objetivo estimular o espírito empreendedor dos jovens. A iniciativa beneficia alunos da rede pública das regiões onde a Embraer está inserida.

Cockpit de talentos

O programa Cockpit de Talentos tem como objetivo geral estabelecer uma relação direta entre profissionais e alunos do ensino médio de modo a norteá-los em suas escolhas de cursos universitários. Empregados voluntários compartilham com os alunos as suas experiências profissionais, refletindo sobre os pontos positivos e negativos da profissão e do mercado de trabalho.

Empresa em ação

Tem como objetivo contextualizar estudantes do ensino fundamental sobre as principais características do sistema econômico do Brasil e o papel das empresas neste contexto. As atividades são projetadas para reforçar conceitos econômicos ensinados em história e geografia. Os beneficiados aprendem as etapas envolvidas no planejamento de um negócio, produção e comercialização de um produto. Eles também estudam responsabilidade social e o papel do governo na economia.

Empresário Sombra por Um Dia

O programa Empresário Sombra Por Um Dia permite que estudantes com alta performance acadêmica possam acompanhar um empregado Embraer durante a sua jornada de trabalho. O projeto tem como objetivo permitir que jovens tenham a oportunidade de experimentar um dia na vida de um profissional que atua em sua área de interesse acadêmico.

Miniempresa

O programa Miniempresa é voltado para alunos do ensino médio da rede pública de ensino. Os participantes são responsáveis por criar uma empresa e definir o seu produto, além de fabricá-lo e vendê-lo. Ao longo do programa, que tem duração de 15 semanas, os participantes elegem seus diretores, que são responsáveis pela coordenação de cada uma das quatro áreas da Miniempresa: financeiro, recursos humanos, produção e vendas. Os empregados voluntários da Embraer participam durante todo processo orientando os miniempresários em suas jornadas. O Programa proporciona aos jovens participantes um panorama do ciclo de existência de uma miniempresa criada e gerenciada por eles próprios. Ao final do programa, as miniempresas são liquidadas e os resultados são distribuídos entre os seus acionistas.

Taxiway

O Taxiway tem como objetivo manter um núcleo contínuo de fomento ao empreendedorismo composto por ex-alunos do programa Miniempresa de 15 a 21 anos para apoiá-los à uma carreira profissional ou desenvolvimento empresarial.

Vamos Falar de Ética

O programa Vamos Falar de Ética tem como prática levar aos beneficiados conceitos a sobre conduta ética na vida pessoal e profissional. A abordagem se dá de forma lúdica, o que contribui para a compreensão do papel de cada indivíduo na sociedade. A iniciativa busca desenvolver nos jovens a noção crítica quanto às consequências de suas atitudes, apresentando o custo da falta de ética e dilemas de modo refletir sobre a tomada de decisão.

Economia Pessoal

​​​​​Tem como objetivo apoiar os jovens do ensino médio a entender seus interesses e suas habilidades pessoais, a explorar opções de carreira e descobrir o valor da educação. Eles também aprendem sobre orçamentos, gerenciamento financeiro pessoal e familiar e as vantagens e desvantagens do uso do crédito.

Innovation nas Escolas

O programa busca disseminar ferramentas de inovação utilizadas na solução de problemas para que os jovens possam colocar este conceito em prática na escola e na comunidade que estão inseridos. A iniciativa fomenta o pensamento crítico, analítico e incentiva que os estudantes identifiquem formas de avaliar questões do cotidiano com ideias, priorização e foco no resultado eficiente.​