EDUCAÇÃO É OPORTUNIDADE

Jovens têm os Colégios Embraer como ponto de partida para a realização de seus sonhos e contribuição para desenvolvimento das regiões onde vivem.

COLÉGIO EMBRAER
JUAREZ WANDERLEY

COLÉGIO EMBRAER
CASIMIRO MONTENEGRO FILHO

960

alunos atendidos por ano

+ 80%

aprovação em universidades públicas

_
OPORTUNIDADE

Os Colégios Embraer – Juarez Wanderley e Casimiro Montenegro Filho, localizados respectivamente em São José dos Campos e Botucatu, oferecem gratuitamente as três séries do Ensino Médio em período integral para alunos egressos da rede pública de ensino. Além da bolsa integral de estudo,
os Colégios Embraer também fornecem uniformes, materiais didáticos, alimentação e transporte.

Todos os alunos são selecionados em processo independente, composto por prova de conhecimentos e redação, além do critério socioeconômico estabelecido pelo Instituto Embraer.

_
MAIS SOBRE O MÉTODO PEDAGÓGICO

A Proposta Pedagógica dos Colégios Embraer fundamenta-se na excelência acadêmica garantindo um alinhamento entre o mundo acadêmico e profissional, formando cidadãos com atitude nos âmbitos social, ambiental e cultural capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la; construindo um projeto de vida que os instrumentalize e garanta uma autonomia intelectual.
Para alcançar nossos objetivos adotamos uma metodologia que possibilita que os nossos alunos atuem como pesquisadores e investigadores que experimentam e buscam respostas para a construção de conhecimento técnico-científico. Estimulamos o aprofundamento e a ampliação dos conceitos estudados, mediante situações e vivências com práticas laboratoriais, análise, síntese, observação, manipulação, exploração nas várias áreas do conhecimento para um desenvolvimento pleno e uma escolha assertiva para ingressar no ensino superior e no mundo do trabalho.
Os Colégios Embraer propõem um currículo organizado que oferece a seus alunos a possibilidade de estudar um ensino médio articulado com práticas educacionais inovadoras. Assim, ao concluir o ensino médio esperamos que nossos alunos apresentem autonomia, sejam protagônicos e empreendedores, competências necessárias para os desafios do mundo contemporâneo.

O conteúdo do ensino médio, ministrado em 4.200 horas-aula (do total de 6.000 horas-aula), tem como principal objetivo oferecer uma educação que permita ao estudante disputar, em igualdade de condições com os alunos das melhores escolas privadas, o acesso às boas universidades públicas, sem a necessidade de freqüência a cursinhos preparatórios.

O Sistema Pitágoras foi contratado para conduzir as atividades acadêmicas. A grade curricular contempla as três áreas do conhecimento:

Linguagens e códigos (Língua portuguesa, língua inglesa, educação artística; educação física e informática);

Ciências Naturais (matemática, física, química e biologia);

Ciências Humanas (geografia, história e filosofia).

O Programa de Preparação para a Universidade (PPU) é uma experiência educacional desenvolvida no âmbito do Colégio com a participação de especialistas brasileiros e do exterior. O Programa conta também com a colaboração de profissionais da área de capacitação e treinamento de grandes empresas, entre elas a Embraer.

Entre seus objetivos está:

– a apresentação contextualizada dos principais conceitos que fundamentam o aprendizado na universidade e o exercício da profissão;

– apoiar o aluno na escolha da carreira.

O PPU divide-se em três vertentes: Pré-Exatas, voltado para os alunos que seguirão carreira na área de exatas; Pré-Humanas e Administração, para os que optarão pela área de humanas; e Pré-Biomédicas, direcionado para os futuros profissionais da área de saúde e ciências biológicas.

O Pré-Exatas foi concebido com o apoio da CORD (Center of Occupational Research and Development) do Texas/ EUA, consultoria educacional com 30 anos de experiência nos EUA e outros seis países. O Pré-Humanas e Administração é conduzido em parceria com a ESPM, sob a coordenação do Prof. Cláudio Moura Castro. O Pré-Biomédicas é desenvolvido em conjunto com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Os professores do Colégio Embraer participaram de todas as etapas dos projetos e são os responsáveis pela implementação dos programas.

O PPU compreende 640 horas-aula (do total de 6.000 horas-aula) oferecidas durante os dois primeiros anos do ensino médio. Nele, os alunos têm uma carga elevada de aulas em laboratórios.

O PPU não visa à preparação para o vestibular, pano de fundo das propostas pedagógicas da maioria das escolas de ensino médio. O PPU investe na construção de uma base mais ampla e profunda de conhecimentos, que conduza a um melhor aproveitamento no curso universitário.

O programa Alternativas Sustentáveis consiste na gestão de questões sócio-ambientais, com desdobramento para a comunidade local. Nele os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos que vão desde a implantação de horta orgânica, sementeira e produção de húmus, até a construção de aquecedores solares, sistema de captação e reutilização da água da chuva, etc.

Os princípios básicos desse programa são:

Protagonismo: os alunos são os agentes transformadores e atuantes de todos os trabalhos e processos. Percebem os problemas sócio-ambientais, elaboram e criam soluções para estes problemas através de fundamentos sustentáveis.

Ação empreendedora: desenvolvida em todos os projetos com base na criação de um planejamento e no alcance de objetivos previamente definidos.

Relações humanas: o Programa prevê a troca de experiência entre os grupos de trabalho, bem como com grupos que trabalharam em projetos previamente. Esse modelo possibilita a criação de redes, tornando as ações alinhadas e interdependentes.

Coerente com o conceito de que a aprendizagem não acontece somente dentro dos muros da escola, são constantemente incentivadas atividades externas sócio-culturais que permitam momentos de interação cultural e a prática dos conhecimentos adquiridos.